Perguntas & Respostas

Tire dúvidas sobre Acupuntura. Para acessar as respostas, selecione a pergunta.

1- A Acupuntura trata qualquer doença?

Resposta: A acupuntura é indicada no tratamento de diversas doenças ou sintomas, tem efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além de promover imunidade e agir na reabilitação das sequelas do derrame cerebral. Apresenta efeito calmante, antidepressivo leve. Como em qualquer outro tratamento médico, a acupuntura pode apresentar limitações. Por exemplo: não trata o câncer, mas pode melhorar a dor, depressão, falta de apetite, náusea, vômito e outros desconfortos causados pela quimioterapia, pela radioterapia e pelo próprio câncer, e também lesões musculares, dores de cabeça que podem ser tratadas pela acupuntura com ótimos resultados.
A acupuntura apresenta ação geral e específica e atua nos diversos sintomas e doenças, de acordo com técnicas e pontos selecionados, como indica o quadro a seguir:

ação_sintomas

2- O efeito da Acupuntura é imediato?

Resposta: Cada vez mais, o uso de acupuntura é recomendado em casos de emergência, principalmente em casos de dores musculares, tendinites, como as que ocorrem em esportistas, devido a seu efeito analgésico, relaxante muscular e anti-inflamatório.

3- Como é feito o diagnóstico na Acupuntura?

Resposta: Através de uma avaliação, o terapeuta irá lhe perguntar sobre seu histórico médico e qualquer outro tipo de problema que você estiver sentindo naquele momento. Pede-se também que o paciente traga exames de raio X e/ou ressonância para que o terapeuta tenha um diagnóstico mais preciso quanto ao seu problema.

4- Quais são os profissionais aptos para fazer Acupuntura?

Resposta: Técnicos de acupuntura e massagistas,
Profissionais de acupuntura de nível superior da área da saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, biomédicos etc.).
Médicos, dentistas e veterinários.
Médicos com título de especialista em acupuntura, concedido pelo Colégio Médico de Acupuntura, reconhecido pela Associação Médica Brasileira (AMB).

5- A acupuntura e o tratamento médico podem ser complementares?

Resposta: Dependendo da doença, a acupuntura pode ser tratamento único ou complementar.
Por exemplo: os pacientes com fibromialgia, dores crônicas generalizadas, tem melhora significativa com acupuntura, que deve ser complementado com medicamentos e apoio de profissionais da saúde.

6- A Acupuntura é indicada para tratar depressão?

Resposta: A acupuntura é bastante eficaz na forma leve de depressão, atuando como coadjuvante nas formas moderadas e graves.
Atualmente, existe uma procura cada vez maior de pessoas procurarem a acupuntura mais precocemente e com mais confiança no tratamento.

7- A Acupuntura pode trazer desconforto para o paciente?

Resposta: Em alguns casos pode sentir um piora nas primeiras 24 horas, vontade de urinar ou evacuar, sonolência, tontura leve, tremor no músculo, mas são indicativos que o paciente está correspondendo bem à acupuntura.

8- Medicamentos podem diminuir a ação da Acupuntura?

Resposta: A morfina e a cortisona em altas doses podem diminuir parcialmente a ação das agulhas, contudo, após o tratamento com acupuntura, pode haver uma possibilidade de reduzir a dose desses medicamentos gradativamente de acordo com o estado clínico do paciente ou até a troca por outros similares mais seguros, evitando os efeitos colaterais. Como exemplo, pode-se cogitar a troca de cortisona por outro anti-inflamatório não hormonal no tratamento de artrite. Por esse motivo, enfatizamos a importância da acupuntura em colaboração com os outros médicos.

9- A Acupuntura tem contra-indicações?

Resposta: Todas as pessoas podem ser tratadas com acupuntura, exceto aquelas com infecção generalizada, gestantes, cardíacos e portadores de marca-passo. Para fazer o tratamento em crianças, é necessário ter bastante atenção e concentração.

10- A acupuntura só é feita com agulhas?

Resposta: Um dos procedimentos que substituem as agulhas é a moxabustão, cujo calor decorrente da queima de uma planta (Artemísia) faz o estímulo igual ao da agulha. "O procedimento geralmente é feito com um bastão e com o cuidado de não queimar a pele."
A eletroestimulação: Também é usada para substituir as agulhas e é feita com um aparelho cujos imãs liberam cargas eletromagnéticas para estimular os meridianos da acupuntura tradicional.
Ventosaterapia: Usa-se recipiente de vidro ou plástico semelhante a um copo, no interior do qual é produzido vácuo para prendê-lo à superfície do corpo. Exerce efeito relaxante muscular e analgésico.
Existe perigo de contaminação?: Embora pequeno, existe o risco de contaminação por agulhas. Ao contrário das empregadas em injeções, que são ocas para a passagem de líquidos, as de acupuntura são maciças e bem polidas, o que diminui a possibilidade de quando retiradas do corpo, veicular matéria orgânica, que possibilitaria o desenvolvimento de micro-organismos. Além disso, estudos demonstram que elas têm carga própria, que diminui o risco de crescimento bacteriano. Mesmo assim, o uso de agulhas esterilizadas e descartáveis são obrigatórios.

11- As técnicas de Acupuntura são todas iguais?

Resposta: Existem técnicas desenvolvidas pela medicina chinesa, coreana, japonesa, e de outros países O Brasil recebe influência dessas escolas, sendo a técnica chinesa a mais usada.

12- Qual a duração do tratamento?

Resposta: A duração do tratamento varia de acordo com a gravidade da doença. Recomendam-se inicialmente dez sessões duas vezes por semana, na maioria dos casos são pacientes idosos com doenças crônicas, por isso o tratamento nesses pacientes podem ser mais prolongados e longos.

13- A obesidade pode ser tratada com acupuntura?

Resposta: A acupuntura atua diminuindo a ansiedade, a sensação de fome e, desse modo, controla a compulsão alimentar, principalmente por doces. Esse efeito favorece a reeducação alimentar e a redução do apetite, melhora do sono, redução da irritabilidade e melhora dos sintomas causados pela obesidade, tais como dor na coluna, joelhos e pés, motivando a prática de exercícios físicos.

14- Porque em alguns pacientes não tem uma melhora permanente das dores ou da doença?

Resposta: Como qualquer outro tipo de tratamento a acupuntura pode trazer resultados bons ou regulares, considerando a gravidade da doença, o tratamento pode ter resposta diferente. Casos mais graves ou crônicos podem piorar com o tempo, sendo assim, o terapeuta deve dar as devidas orientações de medida de prevenção e todas as terapias disponíveis.

15- Como é feito a Acupuntura?

Resposta: O profissional irá limpar os pontos específicos do seu corpo com álcool ou algum outro desinfetante, (a quantidade de agulha depende do seu problema) Na maioria das vezes, as agulhas da acupuntura possuem a espessura de um fio de cabelo e são feitas de aço inoxidável sólido.

16- Alguns resultados significativos:

Gripe comum: Melhora razoável
Dor de garganta: Melhora em até 90% dos casos
Amidalite: Com a acupuntura foi possível perceber um alivio significativo da dor e da febre.
Rinite alérgica: Eficácia em até 97% dos casos (superior e muitas vezes até mais duradoura do que a medicação convencional).
Bronquite aguda: Foi possível perceber uma melhora bastante significativa.
Asma: Efeito antiasmático em até 93% dos casos, além de perceber uma melhora na ventilação pulmonar em até 68% dos casos.
Doença pulmonar obstrutiva crônica: Foi possível perceber uma melhora significativa após 3 semanas de tratamento com a acupuntura.
Distensão muscular: Alivio da dor e desaparecimento dos sintomas em até 82% dos casos.
Dor cervical: A acupuntura é eficaz em até 67% dos casos.
Pescoço rígido: A cura pode ser obtida em até 80% dos casos em apenas uma única sessão.
Espondilose cervical: Nesses casos, a acupuntura possui uma melhora bastante significativa.
Dor aguda na coluna: Melhora imediata da dor, além de perceber um aumento significativo na flexão-extensão das costas e ganho na condição de manter o corpo ereto.
Dor lombar: Eficácia em 72% dos casos.
Ciática: Acupuntura distal com agulha superficial: Eficácia em até 72% dos casos; acupuntura local com agulhas profundas: Eficácia em até 96% dos casos.
Inflamação no tórax e nas costelas: A cura através da acupuntura pode ser obtida em até 65% dos casos.
Dor no joelho: A eletro-acupuntura é o mais recomendado nesses casos, pois melhora até 65% dos casos.

17- Quais cuidados devem ser tomados após as sessõs de Acupuntura?

Resposta: Cerca de 40% dos pacientes apresentam relaxamento profundo e até sonolência. Nesses casos, recomenda-se dirigir automóvel somente meia hora após o término da aplicação. As reações são mais fortes, principalmente, após as duas primeiras sessões.
Alguns pacientes com fibromialgia ou dor muscular crônica podem apresentar piora da dor durante horas após a primeira aplicaãõo, o que é mais comum no inverno. Isso raramente ocorre a partir da segunda sessão.

18- A agulha pode ser aplicada por cima da roupa?

Resposta: Não. Da mesma maneira que não se aplicam injeções ou vacinas por cima da roupa.

19- Em que casos a Acupuntura deve ser considerada a primeira opção de tratamento?

Resposta: Quando o paciente é alérgico ou sofre efeitos colaterais graves decorrentes do uso de medicamentos, em casos de insuficiência de função do fígado ou dos rins, pacientes com histórico de sangramento gástrico ao tomar analgésico e/ou anti-inflamatório ou idosos que necessitam tomar muitos remédios. Pacientes hipertensos ou diabéticos que pioram com o uso de analgésico ou anti-inflamatório. Da mesma maneira, nos pacientes em pós-operatório de cirurgias cardíacas, o uso da acupuntura é recomendado. Em mulheres em período de gestação ou de amamentação, o uso de acupuntura deve ser a primeira escolha para o tratamento de diversos sintomas, inclusive da depressão pós-parto.

20- Qual é o preço da Acupuntura?

Resposta: O preço da Acupuntura pode variar bastante de acordo com o tratamento de cada paciente, do número de sessões e na cidade em que vai realizar o tratamento.

Dorsay Therapy - Terapia da Dor
2013 - Todos os direitos reservados